O Gristo Académico deseja a todos umas óptimas entradas e um novo ano cheio de musica, amizade, academismo, muita festa e que com ele traga todas as conquistas que 2009 não conseguiu! =)

Bem dizia o professor de design que os títulos dos cartazes devem ser bem cogitados. Não sei porque não lhe demos ouvidos…
Na verdade um cartaz chamado Lost não podia ter outro fim. Alias, um cartaz inspirado numa série em que os personagens estão desaparecidos à mais de 5 anos não podia dar boa coisa.
É oficial: o LOST está lost!
Façam luto placards da ESE, chorem professores de design, cortem os pulsos elementos do Gristo, cancelem a série os produtores de Lost, porque isto aconteceu mesmo!
O mais extraordinário cartaz alguma vez visto, que ajudou a dar rumo a muito boa gente perdida neste mundo azul e rosa, foi rapinado por sujeito desconhecido! Foi visto de boa saúde pela última vez na noite de 29 de Outubro, numa festa na ESE. E pelo seu bom layout dessa noite, nada faria prever este epílogo.
Corrompidos pela devastadora notícia, os elementos do Gristo Académico rapidamente trataram de espalhar cartazes de procura pelo famigerado cartaz! Mas nada parece trazê-lo de volta!
Depois de grandes protestos da AND (Associação Nacional de Designers) pelo desaparecimento da obra-prima, a PJ viu-se obrigada a pegar no mediático caso iniciando uma investigação.
Devido ao segredo de justiça, nada nos podem adiantar sobre o caso. Contudo, como o Gristo possui grandes conhecimentos na PJ, sabemos, desde já, que chamadas anónimas têm dado a informação de terem sido avistados vultos negros bidimensionais com gorros na cabeça a vaguearem pela Fernão de Magalhães.
Correm já apostas nos submundos das redes sociais de quem terá rapinado o dito cujo.
O Gristo Académico, em tom de pagode, solta aqui a aposta pública do assunto. Ficamos à espera do vosso contributo para divisar quem terá sido o responsável de tamanha improbidade.
Ao nosso benquisto LOST só temos uma coisa a dizer: Encontra o teu caminho!
Na semana que passou tivemos duas actuações especiais com situações peculiares que serão para mais tarde recordar.
No passado dia 8 fomos até Vilar de Paraíso onde actuamos na inauguração da loja de arte circense e animação de eventos da nossa Txikius (e também do Hélio, um dos Tunos da Tuna ESEP)! Depois de uma viagem muito atribulada, com o nosso GPS Humano aka Digittalis quase a crashar (quase!), lá chegamos! A nossa actuação foi antecipada pela actuação dos nossos padrinhos, a Tuna ESEP, e por um desfile de moda muito original.
Chegada a nossa vez de actuar, fizemos aquilo que melhor o Gristo sabe fazer, animando os ânimos dos presentes! Começamos pelos nossos “Batimentos Velhos”, continuamos com a nossa nova música “Sonho”, “Emborcar” e depois seguiu-se a “Velocidade Acelerada”, onde presenteamos os presentes com um espectáculo de fogo onde Txikius (entre outros elementos) mostrou as suas habilidades não só no Pau de Txikius (twirling stick) como também em correntes de fogo e a cuspir fogo!
Seguimo-nos com o nosso “Medley” de músicas populares que animou quem nos via e terminamos com o nosso hino!
Não podemos deixar de comentar esta actuação sem deixar uma pequena publicidade à loja Litos e Tita, Animação de Eventos e material de Arte Circense, Rua Dr. Florido Toscano, 35, Galerias Judith, Loja 6, Vilar do Paraíso! ;)
Já no dia 12 de Novembro, o Gristo presenteou o “Cantinho dos Avós” (um dos locais de trabalho da nossa Educadora Social Cartoonius) em Paranhos com uma animada actuação.
Embora num horário difícil, pois muitos dos elementos do Gristo encontravam-se em aulas, os restantes elementos não se sentiram impedidos de animar o “Cantinho” destes avós que nos esperavam para animar o seu São Martinho.
Desta feita, entramos nesta humilde e hospitaleira casa e fomos recebidos com muita alegria , com oferendas de castanhas acompanhas de um bom Vinho do Porto.
Cantamos e encantamos, com os avós a nos acompanharem ao som do “Medley Popular” relembramos os seus tempos joviais deixando um sorriso em cada um.
Mas o momento alto da tarde foi com a nossa musica “Capuchinho,” que proporcionou bastantes gargalhadas, danças, e muita alegria espelhada nos seus rostos!
Uma menção honrosa para a Dona Júlia, que com a sua muita genica e os seus 96 anos, cantou para nós!
São em alturas como estas, quando vemos felicidade espelhada da cara de quem nos ouve, que sentimos que cada minuto com este grupo vale a pena. =')
Até às próxima notícias!
Por volta das 19+1h, ainda o sol brilhava, alguns dos membros do Gristo encontravam-se na sua nobre casa, Escola Superior de Educação, preparando-se para se dirigirem a Sobrosa (Paredes) para com a sua alegria encantar os jovens da cidade, na 2ª Semana Jovem “Viver Sobrosa”.
Depois de tudo preparado e com os instrumentos as costas, fomos ao encontro da camioneta que nos levaria ao nosso destino. Nela já se encontrava ARTuna, a tuna mista da Escola Superior Artística do Porto, que participaria também nesta actuação. No percurso, ainda que curto, ouviram-se cânticos, risadas, reflectindo a alegria por todos sentida. Enquanto uns cantavam e tocavam, outros conversavam, promovendo um divertido convívio.
Já a noite caía quando chegamos a Sobrosa. Houve ainda tempo para um pequeno ensaio antes da actuação e para o check sound .
Chegou a grande hora: a actuação ia começar! Mais uma vez este grupo, com o seu espírito irreverente e original, deu um bom espectáculo, com direito até a um momento de homenagem à Gristémica Digittalis (proporcionado pela Saco Roto a tocar, no seu saxofone, a Balada de Despedida do 5º ano de Jurídico) que se encontra neste grupo já há 5+1 anos e que, emocionada, dificilmente conteve as lágrimas.
No geral, a actuação correu bastante bem, com momentos únicos e originais, imagem de marca das nossas actuações. Um desses momentos que deliciou a plateia presente foi quando a nossa Trambolhinis os brindou com a sua encantadora dança com a Fita.
Como já é habitual, a actuação terminou com o nosso hino, “GRISTO”, musica na qual se estreou a mais recente pretendente a caloira do grupo, Kugumelo, cujo brilho dos olhos reflectia a sua alegria e orgulho por ali se encontrar.
Terminada a actuação do Gristo, entrou em palco a ARTuna que, com uma actuação animada e muita boa disposição, fechou a noite.
Já com as actuações finalizadas, ambos os grupos tiveram direito a uma “pequena ceia” (bifanas!!! hnmamy), que proporcionou o convívio entre os mesmos. Após vários momentos de diversão entre todos, o cansaço já se fazia sentir, indicando que estava na hora de regressar a casa.
Agora, o Gristo vai de férias, regressando à carga dia 15 de Setembro, as 21h, no bar da ESE! =)